sexta-feira, 20 de maio de 2011

COLOCANDO EM DISCUÇÃO....



Como fazer para distingui-los? Muitas vezes nos chocamos ao saber que alguém fez alguma coisa que julgamos errado, mas como dizer que uma coisa é errada? É errada para quem?
Se eu moro em um prédio e a conta d’água é uma só (nós sabemos que acontece) e eu percebo que meu vizinho demora horas no banho eu penso ”não vou ficar tomando banho rápido enquanto ele aproveita um banho relaxante e eu pago por isso” daí começo a demorar no banho também, e cada vez mais pessoas tomam a mesma postura, com intuito de satisfazer seus desejos. Só que, como todo mundo começou a gastar mais água, no fim do mês a conta veio mais cara e todos tiveram que pagar mais. Isso é conhecido como a tragédia dos comuns, é o mesmo que acontece com patrimônio público e demais bens em que pessoas dividem sua utilização. Nesse caso como distinguir o errado do certo? É errado eu começar a demorar mais no banho por causa do meu vizinho fazer isso também? Mas é certo que eu e ele pagarmos o mesmo valor em uma conta quando ele aproveita melhor o banho do que eu? Também posso pensar que a agua  no planeta um dia vai acabar será que eu devo tomar o banho mais demorado pra aproveitar o que eu to pagando ou será que eu deveria que aquela agua que estou jogando fora junto com meu visinho tem um custo alto a produção, ou será que deveria tentar uma conversa com meu vizinho e todos os outros do meu prédio, então o certo e o errado é bem dificil sem falar que eu teria que sair da minha tranquilidade e levantar uma questão que muitos não gostariam...

Eu acho que o correto seria 1° falar com todos sobre o assunto tipo vamos economizar um pouco e aproveitar a grana pra uma melhoria, e com isso eu pagaria menos, menos agua no ralo, consiencia pra todos e eu não ficaria mais digamos perdendo meu tempo pensando em fazer algo que iria piorar ainda mais a situação... certo ou errado vai de cada um mas tudo que pode nos deixar mais tranquilos e ajuda um pouquinho nosso planeta que esta morrendo é certo...ou não!!!!